quinta-feira, 29 de abril de 2010

Falando em mudar de assunto.

Como sempre digo: "Adoooro a inocência das crianças"




Tá, mas agora ta no vaaale!!! \o/


#$#@$%!¨$¨!%%#@$&¨!%&¨%!@$##%$


E aiii. :D Tudo bom? Espero que sim, e se não.. depois do post vai ficar. Rá. Oaiueoiuoiae. Convencida nem pooouco hein?! ^^
Mas siiim... Os posts estão ficando cada vez mais difíceis porque as blogueiras aqui voltaram às aulas, o tempo agora é curto, mas faremos o possível para não baixar o nível. Óóóia. x)
Hoje vão ser as últimas curiosidades sobre o Português, próxima quinta mudarei o tema que será: “panela velha é que faz comida boua”. Então vamos nós, conhecer mais ainda da nossa língua...



- Toda vez que disser “É meio-dia e meio” você estará errando. O certo é: meio-dia e meia. Ou seja, meio dia e meia hora. (Faz todo sentido, o ruim é pensar isso na hora de falar)

- Toda vez que usar o verbo gostar tenha cuidado com a ligação que ele tem com a preposição de. Ex: a coisa de que mais gosto é passear no parque. A pessoa de que mais gosto é minha mãe. (Quem gosta, gosta DE algo. Lembrando minhas aulas de fundamental)


- Lembre-se: pára, com acento, é do verbo parar, e para , sem acento, é a preposição. Portanto:Ele não pára de repetir para o amigo que tem um carro novo. (Se alguém souber de 'tróco' e 'trôco' por favor me diz. Tem ônibus que tem escrito trôco e eu passo horas analisando e ta certo)
- E quer mais? Pêra, a fruta, leva acento, só para diferenciar de uma antiga preposição também chamada pera. Já o plural dispensa o acento: peras. Dá pra entender? O jeito é decorar. (As calça pera aqui. kkkkkk) 


- Fique atento: nunca diga nem escreva 1 de abril, 1 de maio. Mas sempre: primeiro de abril, primeiro de maio. Prevalece o ordinal. (Nem coloque os dois também, tipo entre parênteses)
- Só use quantia para somas em dinheiro. Para o resto, pode usar quantidade. Veja: Recebi a quantia de 20 mil reais. Era grande a quantidade de animais no meio da pista. (Nossa, tem coisa aqui que nunca pararia pra pensar)
- Fique atento: só empregamos São antes de nomes que começam por consoante: São Mateus, São João, São Tomé, etc. Se o nome começa por vogal ou h, empregamos Santo: Santo Antonio, Santo Henrique, etc. (Falar um pouco de português e religião junto)
- E lembre-se: Seção, com ç, quer dizer parte de um todo, departamento: a seção eleitoral, a seção de esportes . Já sessão, com dois s, significa intervalo de tempo que dura uma reunião, uma assembléia, um acontecimento qualquer: A sessão do cinema demorou muito tempo. A sessão espírita terminou. (Essa é muito boa, muito mesmo, minha favorita)
- Esse português da gente tem cada uma: tem viagem com g e viajem com j. Tire a dúvida: viagem é o substantivo: A viagem foi boa. Viajem é o verbo: Caso vocês viajem, levem tudo. (Essa eu sabia, mas resolvi compartilhar porque tem gente que não sabe)
- Pode parecer meio estranho, mas pode conjugar o verbo aguar normalmente: eu águo, tu águas, ele água, nós aguamos, vós aguais, eles águam. (Nooooossa, muito invocado falar isso)

Agora já para iniciar uma mudança de assunto com um vídeo que já não fala de Português, mas também é muito bom. 







Vou-me. Até próxima quinta com novidades. Dá uma mudada nunca faz mal né. (;
[...]
Toda quinta-feira fico feliz, mas fico triste. O post tem que começar e TERMINAR na quinta. ¬¬'
Enfiim... É a viida.




Por: Pirigosa. :X

2 comentários:

  1. Muito bom... cultura linguistica de vez enquando é bom pra desintoxicar a mente!
    Mas o que acha de tornar a forma de expor essa cultura aqui no blog algo mais dinâmico/divertido?
    Fica ai a dica, botar a cuca pra funcionar... hahahaha ;)
    Adorei, bjus!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei. La vou eu... la-vou-eu.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

O que você achou desse post?