quinta-feira, 15 de abril de 2010

Ca Ce Ci Co Cool. =D²

Como prometido... Os post’s ligados ao Português estão de volta.
Hoje vou mostrar umas observações interessantes pra depois descontrair né?! ;)

10 Observações a respeito da nossa complicada Língua Portuguesa:
(Com minhas observações junto, é claaro) ^^
- Custas só se usa na linguagem jurídica para designar ‘despesas feitas no processo’. Portanto, devemos dizer: ” O filho vive à custa do pai“. No singular.  (Morria falando errado)
- O certo é a meu ver e não ao meu ver. (Pois ‘a meu ver’ tem muita gente boa falando errado por ai. Mas o importante é que o povo entende)
- À-toa, com hífen, é um adjetivo e significa “inútil”, “desprezível”. Ex: Esse rapaz é um sujeito à-toa . À toa, sem hífen, é uma locução adverbial e quer dizer “a esmo”, “inutilmente”. Ex: Andava à toa na vida. (Ow hífen desgraçado, consegue mudar até a classe gramatical das palavras)
- Não esqueça: alface é substantivo feminino. A alface está bem verdinha. (A alface e o tomate, um casal!!! Sempre desconfiei) :X oiueoiaeiaueoiua’
- Mantenha o timbre fechado do o no plural dessas palavras: almoços, bolsos, estojos, esposos, sogros, polvos, etc . (Eu tenho três ‘estójus’ de maquiagem. Pfff. Boa essa)
- Depois de ditongo, geralmente se emprega x. Veja: afrouxar, encaixe, feixe, baixa, faixa, frouxo, rouxinol, trouxa, peixe, etc . (Ei sério, essa me ajuda e muuuito, esquecer nuuunca. Por favor também não esqueçam)
- Ancião tem três plurais: anciãos, anciães, anciões. (Sempre achei FROIDZ essa questão dos plurais de palavras terminadas em ‘ão’, mas possuir três?! Ai termina de complicar..)
- Ainda se vê e se ouve muito aterrisar em lugar de aterrissar, com dois s. Escreva sempre com o s dobrado. (Por via das dúvidas fala pousar mesmo. Kkkk)
- Não existe preço barato ou preço caro. Só existe preço alto ou baixo. O produto, sim, é que pode ser caro ou barato. Veja: Esse televisor é muito caro. O preço desse televisor é alto. (O preço caro não exiiiste. Beleeeeza, vou já já aproveitar) :D
- Eu caibo dentro daquela caixa. A primeira pessoa do presente do indicativo assim se escreve porque o verbo é irregular. (Não sei vcs, mas eu acho que tem coisas tão ofensivas ao ouvido na língua portuguesa que nos faz errar achando que estamos abalando)

Como todos os bons programas (apesar de ser apenas um blog) vamos ter hoje o nosso quadro ‘TRANSFORMAÇÃO’, realizando sonhos. Seja  pra agradar o maridão, seja pra estar bem consigo mesmo.. O escolhido de hoje vocês conhecem bem. :D
Essa aqui, sei não viu. Ri demaaais, não sei se é porque sou besta pra rir, maaaas... Acho que foi porque eu demorei a entender. :X aoiueouaeoiuaeoi

Agora uma aulinha de pleonasmos, tautologias, redundância.. Enfim o que for de maior agrado ao falante (uuh). Aoieaoiueoia. Ah se toda aula fosse assim hein ;)


      
           Uma notícia nova e agradabilíssima. Para os twitteiros... o Laço&Fita está de twitter, basta clicar no link @lacoefita e nos seguir para saber todas as novidades do blog e ser 'avisado' de primeira mão sobre um novo post que aparecer por aqui. Sinta-se à vontade. :D

Bom, vamos encerraaando. :~~~~~~~~~  Perdão. Vamos encerrando mais esse post cheio de Cooltura e até a próxima quinta-feira, espero por vocês pra aproveitar a fita e fazer um liiindo laço. Olhaiii, aprendi. :D

Beijos, me liiga. ;)

Post por:
Piri piri piri pipiripi... Pirigosa. ;X

5 comentários:

  1. Putz! Aterissar pra mim é novidade!

    ResponderExcluir
  2. Piri piri piri piri piri (2X)
    Au uu au!
    Piri piri piri piri piri (2X)

    kkkkkkkkkkk

    ADOOOORO!

    ResponderExcluir
  3. eii, minha professora mostrou esse video na salar
    eu ri pacas ;;

    ResponderExcluir
  4. haiuehaiuehaiu...bolei d rir do vídeo...cooltura d altíssimo nível ;)

    ResponderExcluir
  5. Esse video é tipico de uma pessoinha aculá... tolerância zero = seu lunga!!!
    kkkkkkkkkkkkkkk..........
    mas é comédia =)

    ResponderExcluir

O que você achou desse post?