terça-feira, 4 de maio de 2010

Aaai, minha mãe, minha mãe...




"Aaai minha mããããe, minha mããããe...

é a mulher do meu paai!"

E é com este clássico do Falcão que nós iniciamos nossa coluna de terça-feira que vai falar sobre o Dia das Mães. Huuuum, ficou curiosa(o) né? Então... sigam-me os bons!

Lógico que a sua mãe é bem mais do que a mulher do seu pai.

Mãe é uma semi-deusa, como já dizia Veríssimo a respeito das mulheres. Não são todas as mulheres que tem vocação para formar uma criança durante 9 meses em seu ventre, e, depois, que ela nascer, saberem que não terão mesmo sossego de antes. Pois mãe é a eterna preocupação humanada. Na verdade, mãe é o AMOR humanado. Se mãe é Amor e Jesus também, logo, bom... tire suas próprias conclusões. Porém, eu me refiro às mães de verdade, àquelas que tem o "dom". Que colocam um ser no mundo por amor. É importante , também, lembrar das mães de coração, que, por uma razão ou outra, não geraram uma criança, mas que, mesmo assim, possuem amor de mãe. Às vezes, o sentimento delas é maior do que o de muitas que deram a luz.

Quando se aproxima o mês de maio, todo mundo lembra de comprar presentes para as mães,de programar um dia diferente e tal. Mas você já parou pra pensar porque comemoramos o dia das mães no 2° domingo de maio?
Segundo informações da Wikipédia, o Dia das Mães teve sua origem no início do séc XX, quando uma jovem norte-americana chamada Anna Jarvis entrou em depressão por ter perdido a sua mãe. Algumas amigas de Anna, preocupadas com o sofrimento dela, pensaram em perpertuar a memória de sua mãe com uma festa. Anna preferiu que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Logo, a comemoração se espalhou pelos Estados Unidos e, em 1914, o Presidente Woodrow Wilson oficializou a data.
No Brasil,o primeiro Dia das Mães foi promovido em Porto Alegre, pela Associação Cristã de Moços, no dia 12 de maio de 1918.Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio.


Curiosidades.
Nem todos os países comemoram o Dia das Mães no 2º Domingo de Maio.


* Em Israel o dia das mães deixou de ser celebrado, passando a existir o dia da família em Fevereiro.
* A Palestina e o Líbano comemoram o Dia das Mães no Primeiro dia da Primavera, enquanto que a Iugóslávia comemora 2 semanas antes do Natal.
* Países como Portugal, Espanha, França, Lituânia,China,Hungria, Moçambique, Angola, Cabo Verde,Grécia, Itália, Japão e Canadá, ainda festejam em Maio, contudo, em datas diferentes.
*Argentina, Bielorrúsia e Índia comemoram em Outubro.

Fatos que merecem destaque.

2007:Mãe pula no poço e salva filho de afogamento.
Esse episódio ocorreu em 2007, na cidade de Franca, São Paulo. Uma mãe que não sabia nadar pulou em um reservatório de água para salvar o filho de 7 anos que estava se afogando. O fotógrafo Tiago Brandão registrou os momentos.



2007: Encontrado corpo da mãe que salvou filha de 9 anos.
"Ana Lúcia se jogou em um rio, sem saber nadar, para salvar sua filha de 9 anos, que se afogava. A mãe conseguiu ajudar a filha ao sair do rio, mas foi levada pelas águas."

2009: Mãe denuncia filho adolescente a polícia.
"O adolescente, de 16 anos, dormia na sala de casa às 8h30 ,dia 26, quando os policiais chegaram para prendê-lo. Quem chamou a polícia foi a mãe dele, depois de ter sido ameaçada com uma faca pelo filho.

"Essa mãe foi muito corajosa. E acreditando no trabalho da polícia, da Justiça, ela entregou o próprio filho e evitou um mal maior, que poderia ser a morte tanto dela, quanto do outro filho que foi ameaçado”, diz o delegado adjunto da Delegacia da Criança e do Adolescente, Yuri Fernandes.

A mãe do menor contou que já havia procurado a delegacia outras vezes e não foi atendida. O filho já está no Caje. Ela não se arrepende."

2010: Mãe acorrenta filho de 13 anos viciado em crack.
Em Piracicaba, interior de São Paulo, mãe acorrenta filho para impedir que ele fuja de casa e consuma drogas. “Eu não aguento mais esta situação. Eu quero que alguém me ajude”, afirma. O garoto ainda pratica furtos para sustentar o vício do crack.
Baseado em fatos reais: Procura Obsessiva.
Filme conta história real de uma mãe que tenta provar que a filha está viva.
"Longa conta a história real de uma mãe, Luz Cuevas (Judy Reyes), que não desiste de lutar para conseguir provar que sua filha não morreu em um incêndio quando era bebê. Seis anos após o desaparecimento, Luz (Judy Reyes) finalmente a reencontra com outra família e vê que ela foi, de fato, seqüestrada."

Lado a Lado: Filme dedicado à mãe do diretor Chris Columbus, que morreu de câncer em uma circunstância similar ao que acontece com uma das protagonistas do filme.


Uma jovem de doze anos (Jena Malone) e um garoto de sete (Liam Aiken), filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada de seu pai (Ed Harris), uma renomada fotógrafa (Julia Roberts). O garoto tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com o fato de seu pai e a namorada viverem juntos, pois isto significa que as chances de reconciliação de seus pais são quase nulas.

Por sua vez, a mãe das crianças (Susan Sarandon) ainda alimenta esta briga, fazendo o gênero "mãe perfeita". A fotógrafa faz de tudo para agradar as crianças, chegando ao ponto de dar tanta atenção aos enteados que acaba perdendo o emprego, pois deixou de ser a profissional competente que era. Até que uma notícia inesperada muda completamente a relação entre os familiares. A mãe dos garotos descobre que tem câncer e prepara os filhos para a sua partida, adaptando-os a viver com a namorada do pai.




Instinto Materno?
Amor de mãe?
SUBLIME!
 
Desde já parabenizo a todas as mães, simplesmente, por serem uma dádiva de Deus.
E se você que acompanha nosso blog, não pode dar aquele beijo na sua mãe, materialize-a em seus pensamentos. Acredite que ela sempre estará com você, em todos os momentos, dentro do seu coração. 
Mãe é pra sempre!
Ps: Lembremos da representante de todas as mães, Maria, mãe de Jesus! Exemplo maior de humildade e fé.
 
Super beijos e até a próxima semana!
by: Mara.
 












2 comentários:

O que você achou desse post?